Bem Vindo

Bem Vindo ao blog da TAM

O BLOG DA TAM ESTA INOVANDO. DUVIDAS? SUGESTÕES ! OU RECLAMAÇÕES //ENVIE UM E-MAIL PARA tamsaopauloblog@gmail.com

quinta-feira, 13 de maio de 2010

INCRIVEL TAM ENTRA NA STAR ALLIANCE

SÃO PAULO - A companhia aérea TAM oficializou hoje seu ingresso à Star Alliance, uma aliança de 27 companhias aéreas que permite o acesso a 1.167 destinos em 181 países.

Em março, o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, estimou que a inclusão da empresa ao grupo garantiria um incremento de 30 mil passageiros na média dos voos diários da companhia.

Essa iniciativa também vai permitir aos clientes de programas de fidelização da TAM acumular e resgatar pontos em voos operados por companhias aéreas da Star Alliance, que, entre seus membros, inclui a Air Canada, a Continental Airlines, a Lufthansa e a TAP.

Da mesma forma, os clientes de programas de fidelidade das companhias aéreas parceiras poderão acumular pontos em voos da TAM, além de resgatar seus pontos na rede da empresa brasileira.

Em nota, Barroso afirma que a Star Alliance dará à TAM uma maior gama de serviços, o que vai permitir oferecer aos clientes uma "experiência de viagem prática e integrada".

"Sempre haverá uma empresa parceira para estender a nossos passageiros serviços diferenciados, no mesmo patamar de qualidade, em todas as partes do mundo", diz o executivo. "Nossa marca passará a ser global e a Star Alliance terá uma forte presença na América do Sul", afirma o presidente da TAM, que oferece mais de 40 destinos no Brasil e dez destinos na América do Sul.

Por sua vez, Jaan Albrecht, presidente da Star Alliance, afirma, na mesma nota, que a aliança terá condições de oferecer produtos mais competitivos nas rotas para a América do Sul. "Com a TAM Linhas Aéreas, ganhamos uma companhia aérea baseada na América do Sul, um importante mercado para a aviação e lar de muitas economias que vêm apresentando crescimento", diz.

As negociações voltadas ao ingresso da TAM ao grupo tiveram início em 2006 e a companhia aérea já investiu aproximadamente R$ 40 milhões para preparar sua entrada, o que incluiu trabalhos de adequação de sistemas de gestão de passageiros e de check-in.


UHUHUHUHHUHUHU veja mais em www.tamstaralliance.com.br

sábado, 8 de maio de 2010

TAM avança em seu processo de reestruturação organizacional


----------------------------------------------------------------------

A TAM concluiu mais uma etapa em seu processo de reestruturação organizacional, demonstrando seu comprometimento com o aprimoramento da governança e com a criação de uma grande corporação de multinegócios ligados à aviação.
Ricardo Froes chega à empresa como o novo vice-presidente de Finanças, Gestão e TI, reportando-se ao presidente, Líbano Barroso, que vinha acumulando interinamente esse cargo desde que assumiu a Presidência, em outubro de 2009. Antes de ingressar na TAM, Froes foi Diretor Financeiro da Solvi Participações, tendo sob sua responsabilidade as áreas de Tesouraria, Financiamento de Projetos, Seguros, Planejamento e Jurídico-Estratégico. Na CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias, onde também exerceu o cargo de Diretor Financeiro, foi responsável pela área de Relações com Investidores, além de Tesouraria, Financiamento de Projetos e Seguros. Economista graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui MBA em Finanças pelo IBMEC.
Outro passo na definição precisa das funções corporativas foi dado com a criação da Vice-Presidência de Suprimentos e Contratos. Quem assume é José Zaidan Maluf, que ingressou na TAM em 1995 e desde 2000 respondia pela Diretoria de Contratos Internacionais. Com mais de 30 anos de experiência no setor aeronáutico e de aeroportos, Maluf é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá-Brasil e possui MBA pelo IBMEC.
Além disso, em fevereiro, foi restaurada a Vice-Presidência de Gestão de Pessoas e Conhecimento, alinhada com o foco da empresa nos princípios do Espírito de Servir e da Paixão pela Aviação. Claudio Costa, que traz na bagagem 20 anos de experiência em Recursos Humanos, foi contratado como o VP dessa área. Egresso do Hay Group, onde era diretor de uma unidade de negócios, conduziu projetos estratégicos de desenvolvimento organizacional em empresas como Petrobras, Cielo, Vallourec & Mannesmann, Vale e SHV Gás Brasil. Teve também passagens por Accenture, Grupo Fiat e Bank Boston. Formado em Administração de Empresas pela FAAP, em São Paulo, possui MBA de Gestão Empresarial pela PUC-Minas.
“A nova estrutura mostra nossa obsessão pelo fortalecimento de uma cultura de alta performance. Acreditamos que cultura se faz com exemplos, processos e, principalmente, foco em pessoas”, diz Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.
O aperfeiçoamento da governança no grupo, com a divisão de responsabilidades entre o desenvolvimento de novos negócios e as operações aéreas, foi anunciado em 31 de março deste ano, com a indicação do executivo Marco Antonio Bologna para a Presidência da holding TAM S.A., com responsabilidade sobre o desenvolvimento dos negócios adjacentes do grupo e o seu relacionamento institucional. Líbano Barroso segue presidente da TAM Linhas Aéreas, no comando das operações aéreas (passageiros e carga), que compreendem TAM Linhas Aéreas, TAM Airlines (Mercosur), Pantanal Linhas Aéreas e TAM Viagens. Ele continuará ocupando o cargo de diretor de Relações com Investidores da TAM S/A.
Em eleição no dia 30 de abril, o Conselho de Administração da TAM S/A homologou a indicação de Bologna para a presidência da holding.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

TAM A BRASILEIRA NO OUTRO LADO DO MUNDO!



TAM no Japão
TAM vai inaugurar amanhã, 27 de abril, seu escritório de representação comercial em Tóquio, no Japão. O objetivo do novo escritório é fortalecer a presença da TAM no mercado asiático, captando novos clientes e ampliando as vendas na região. O trabalho será desenvolvido por meio de um representante (GSA – General Sales Agent), que contará com uma equipe exclusivamente dedicada aos negócios da TAM.
“A inauguração do escritório em Tóquio faz parte da nossa estratégia de expansão internacional. O mercado japonês tem um grande potencial e poderemos oferecer uma conectividade ainda maior entre o Brasil e o Japão a partir da nossa entrada oficial na Star Alliance, programada para o dia 13 de maio”, afirma Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM.
A cerimônia de inauguração do novo escritório da TAM em Tóquio contará com a presença do Embaixador do Brasil no Japão, Luiz Augusto de Castro Neves, e do vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, entre outros executivos, autoridades e convidados. No evento, será apresentado ao mercado o novo gerente da TAM no Japão, Giuliano Ponzio.
Na Ásia, a TAM já conta com representações comerciais na Coréia do Sul, Hong Kong, Tailândia e Taiwan. A partir de maio, contará também com um representante na Índia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

TAM NOSSO ORGULHO BRASILEIRO AGORA FAZ SAO PAULO-BRASILIA


TAM inicia novo voo direto entre Congonhas e Brasília

No dia 3 de maio, a TAM dará início a mais um voo diário de ida e volta entre Congonhas (SP) e Brasília (DF), sem escalas, operado com a moderna aeronave Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. Com isso, elevará para 26 seus voos diretos de ida e volta, ligando esses dois aeroportos. Somando-se as outras sete frequências diárias sem escalas já existentes entre Guarulhos (SP) e Brasília, os clientes da TAM terão diariamente à sua disposição um total de 40 voos de ida e de volta entre São Paulo e a capital federal, com várias opções de horários, para sua maior conveniência e conforto.

O voo JJ 3700 partirá do aeroporto de Congonhas às 10h53 e seguirá diretamente para o aeroporto de Brasília, aonde chegará às 12h35. Já o percurso inverso será realizado pelo voo JJ 3707, que decolará de Brasília às 8h01 e pousará na capital paulista às 9h45. Para esse novo voo, a TAM utilizará 14 slots semanais que lhe couberam por sorteio no certame de redistribuição de slots do aeroporto de Congonhas realizado em março pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

terça-feira, 20 de abril de 2010

TRIP continua líder no regional e TAM domina doméstico e internacional!

Analisamos as estatísticas operacionais de março das empresas nacionais, considerando mais uma vez dois cenários, o regional e o de âmbito nacional, neste caso excluíndo as empresas Azul, Gol/Varig (Vrg), OceanAir, Tam e Webjet.

Algumas alterações com relação ao mês de fevereiro. A Trip, líder regional, aumentou sua participação de 67,21% para 69,50%. A Passaredo agora possui 17,98% contra 20,46%, Pantanal 4,93% contra 4,79%, Total 3,20% contra 3,46% (somente voos contratados/fretados), Air Minas 1,11% contra 1,02%, Meta 1,07% contra 1,09%, NHT 0,80% contra 0,53%, Sete 0,77% contra 0,65%, Sol 0,22% idêntico ao mês anterior, Team 0,17% contra 0,14%, Rico 0,13% contra 0,19%, Abaeté 0,11% contra 0,08%, Cruiser não constou nas estatísticas da ANAC.

As observações ficam por conta da variação positiva na oferta e demanda de assentos de todas as empresas, com excessão da Rico. Em termos de aproveitamento, comparado ao mês anterior, a maior queda foi da Passaredo com 10,83% para 65,25% de load-factor.

A média de aproveitamento do mercado foi de 65,46% e pelo terceiro mês consecutivo a TAM viu mais assentos vazios em seus aviões, tendo em março um Load-Factor de 62,98%, o que representa 8,82% menos que fevereiro. Em 2009 a TAM obteve uma média de 65,14% de aproveitamento. O jogo dos números é facilmente explicado quando analisamos um acréscimo da oferta pela companhia de 7,63% mas um resposta negativa do mercado de -1,86% para a demanda. Apesar disso a TAM continua líder no doméstico, mas agora vê sua participação com 41,75% sendo seguida muito de perto pelo Grupo Gol (GLO/VRG) com 41,44%. Porém o mês de março foi da OceanAir (Avianca em 26 de abril), que aumentou em 16,78% a oferta e teve uma resposta 21,88% maior que o mês anterior para a demanda. A OceanAir fechou março como a quinta força com 2,40% seguida pela Trip com 2,10%. Webjet e Azul são a terceira e quarta força do mercado com 6,02% e 5,36% respectivamente.

No setor internacional, excluíndo as empresas estrangeiras, a TAM voltou a crescer, detendo agora 85,25% de market-share contra 14,59% do Grupo Gol (GLO/VRG). A TAM aumentou a oferta em 10,21% contra uma queda da Gol de 4,64%. Além disso, na demanda, a TAM melhorou quase 1% e sua concorrente direta registrou 21,19% de perdas, comparado ao mês anterior.

domingo, 18 de abril de 2010

TAM e Continental Airlines firmam parceria para fidelizar clientes





TAM e Continental Airlines firmam parceria para fidelizar clientes
08/04/2010 10:59:10

A TAM e a Continental Airlines firmaram acordo que permite aos membros do programa TAM Fidelidade acumular e resgatar pontos em voos da Continental Airlines para qualquer destino atendido pela empresa. Da mesma forma, os membros do programa OnePass, da Continental Airlines, também podem acumular e resgatar pontos em voos da TAM.

“Nosso acordo com a Continental Airlines vai trazer vantagens imediatas aos passageiros. Somos pioneiros no lançamento de um programa de fidelização para empresa aérea no Brasil e agora estamos ampliando ainda mais os benefícios por meio dessa parceria. Esse é mais um importante passo para nossa integração à Star Alliance”, afirma o vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco.

“Estamos orgulhosos em firmar esta parceria com a TAM, companhia aérea líder de mercado no Brasil. Nossa parceria com a TAM se baseia na ampliação de nossos serviços para o Brasil, oferecendo benefícios mais abrangentes para nossos clientes”, diz Mark Erwin, vice-presidente sênior de Desenvolvimento Corporativo e Alianças da Continental.



TAM inova nas embalagens dos voos internacionais
14/04/2010 19:31:41

Os passageiros TAM que embarcarem em Guarulhos (São Paulo), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas), Caracas (Venezuela), Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra e La Paz (Bolívia), em rotas internacionais, e estiverem na classe econômica, perceberão a substituição das embalagens plásticas (bandejas, caçarolas completas e saladeiras) em que são servidas as refeições por recipientes feitos de bagaço de cana de açúcar, material biodegradável.



"Reduziremos em 47% a utilização do plástico em nossas embalagens", afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM. O desenvolvimento do novo material foi feito em parceria com a empresa LSG Sky Chefs, fornecedora de catering aéreo.

A preocupação da TAM de reduzir o impacto ambiental de suas atividades leva a empresa a sempre buscar soluções inovadoras, em conjunto com seus fornecedores e parceiros, em todas as suas áreas de atuação, visando à construção de uma cultura de sustentabilidade. "Por isso, nesse caso, optamos por um produto que fosse biodegradável", explica Manoela.

TAM E TRIP



Trip continua líder no regional e TAM domina doméstico e internacional em março




14/04/2010 23:34:44




Analisamos as estatísticas operacionais de março das empresas nacionais, considerando mais uma vez dois cenários, o regional e o de âmbito nacional, neste caso excluíndo as empresas Azul, Gol/Varig (Vrg), OceanAir, Tam e Webjet.



Algumas alterações com relação ao mês de fevereiro. A Trip, líder regional, aumentou sua participação de 67,21% para 69,50%. A Passaredo agora possui 17,98% contra 20,46%, Pantanal 4,93% contra 4,79%, Total 3,20% contra 3,46% (somente voos contratados/fretados), Air Minas 1,11% contra 1,02%, Meta 1,07% contra 1,09%, NHT 0,80% contra 0,53%, Sete 0,77% contra 0,65%, Sol 0,22% idêntico ao mês anterior, Team 0,17% contra 0,14%, Rico 0,13% contra 0,19%, Abaeté 0,11% contra 0,08%, Cruiser não constou nas estatísticas da ANAC.

As observações ficam por conta da variação positiva na oferta e demanda de assentos de todas as empresas, com excessão da Rico. Em termos de aproveitamento, comparado ao mês anterior, a maior queda foi da Passaredo com 10,83% para 65,25% de load-factor.

A média de aproveitamento do mercado foi de 65,46% e pelo terceiro mês consecutivo a TAM viu mais assentos vazios em seus aviões, tendo em março um Load-Factor de 62,98%, o que representa 8,82% menos que fevereiro. Em 2009 a TAM obteve uma média de 65,14% de aproveitamento. O jogo dos números é facilmente explicado quando analisamos um acréscimo da oferta pela companhia de 7,63% mas um resposta negativa do mercado de -1,86% para a demanda. Apesar disso a TAM continua líder no doméstico, mas agora vê sua participação com 41,75% sendo seguida muito de perto pelo Grupo Gol (GLO/VRG) com 41,44%. Porém o mês de março foi da OceanAir (Avianca em 26 de abril), que aumentou em 16,78% a oferta e teve uma resposta 21,88% maior que o mês anterior para a demanda. A OceanAir fechou março como a quinta força com 2,40% seguida pela Trip com 2,10%. Webjet e Azul são a terceira e quarta força do mercado com 6,02% e 5,36% respectivamente.

No setor internacional, excluíndo as empresas estrangeiras, a TAM voltou a crescer, detendo agora 85,25% de market-share contra 14,59% do Grupo Gol (GLO/VRG). A TAM aumentou a oferta em 10,21% contra uma queda da Gol de 4,64%. Além disso, na demanda, a TAM melhorou quase 1% e sua concorrente direta registrou 21,19% de perdas, comparado ao mês anterior.